Junho, o mês da orgulho LGBT: veja um resumo do que rolou

Junho, o mês da orgulho LGBT: veja um resumo do que rolou

São muitos os motivos que mobilizam os cidadãos LGBT, sendo os principais o combate à homofobia e a luta por direitos iguais. Sem deixar o ativismo de lado, essa comunidade teve muitos motivos para comemorar em junho, considerado o mês do orgulho LGBT.

Esta associação aconteceu porque foi nessa época do ano, em 1969, que frequentadores do bar Stonewall Inn, reduto da população marginalizada em Nova York, decidiram reagir à postura opressora da polícia americana. Nesse período, as punições aos homossexuais nos Estados Unidos eram muito severas.

Veja um resumo de tudo o que rolou nas últimas semanas:

21ª Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo

parada-gay-sp-1024x768

Parada gay na Av. Paulista reuniu milhares de pessoas

Em 18 de junho, cerca de 3 milhões de cidadãos compareceram à Avenida Paulista, em São Paulo, durante a 21ª Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo. Para esta ocasião, o Conjunto Nacional recebeu um adereço gigante em formato de arco-íris. Neste ano, a organização do evento saiu em defesa do estado laico.

Em 2017, a popstar Anitta e a baiana Daniela Mercury — que há alguns anos assumiu um relacionamento homoafetivo e desde então milita em defesa dos direitos desse público — foram algumas das principais atrações.

A Parada de São Paulo chegou a ter recorde de público registrado pelo Guinness Book, em 2004. Por divergência de informações, no entanto, a menção acabou sendo retirada quatro anos mais tarde.

Homenagem do Google ao criador da bandeira LGBT

gilbert-baker-google-doodle

Gilbert Baker e o doodle do Google em homenagem a ele.

No dia 2, o gigante da internet publicou um doodle em homenagem ao criador da bandeira LGBT, Gilbert Baker, que ajudou a criar uma identidade para a causa e potencializou o seu alcance ao redor do mundo.

O internauta que acessou a página do Google naquele dia se deparou com a imagem, composta por faixas de tecidos de tonalidades diferentes, que se movimentavam até se alinhar e, posteriormente, formar a bandeira LGBT.

As marcas estão “saindo do armário”

COCA É FANTA LGBT ORGULHO GAY PARADA GAY

Coca-Cola ousou na criatividade em sua campanha de apoio ao orgulho LGBT.

Depois da polêmica campanha de Dia dos Namorados d’O Boticário em 2015, cada vez mais marcas estão “saindo do armário”. Mesmo enfrentando protestos dos clientes conservadores, as empresas têm demonstrado publicamente o seu apoio a causa LGBT.

No início de junho, as lojas do McDonald’s nos Estados Unidos coloriram as tradicionais embalagens de batata-frita com as cores do arco-íris em referência à Parada Gay que aconteceu em Washington.

Quem também fez barulho foi a Coca-Cola Brasil que, em uma ação interna, se apropriou de uma piada jocosa para passar uma mensagem de respeito, em comemoração ao dia do orgulho LGBT em 28 de junho. Funcionários do prédio da empresa, no Rio de Janeiro, foram surpreendidos ao encontrarem latas com os dizeres: “Essa Coca é Fanta sim, e daí?”. No interior da embalagem tradicional de Coca-Cola, havia o refrigerante de laranja.

Se você se identifica com os ideais propagados por esta comunidade — sendo gay, hétero, bissexual ou como você se reconhecer —, não deixe de lutar pelo orgulho LGBT. Afinal de contas, já diz Lulu Santos em uma de suas mais célebres canções: “Consideramos justa toda forma de amor”. ❤️

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e informe ainda mais pessoas!

Um comentário sobre “Junho, o mês da orgulho LGBT: veja um resumo do que rolou

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s