Movimento slow life: uma nova filosofia de vida

slow life

Você acha que a sua vida é muito corrida e que sua rotina consiste em apenas sobreviver, sem viver realmente? Por todo o mundo, e especialmente nas grandes cidades, diversas pessoas que estão num ritmo frenético também possuem essa mesma sensação. Para ajustar isso, foi criado o movimento slow life.

Saiba mais sobre o que é o slow life e descubra como viver no seu próprio ritmo lendo este post!

O que é esse movimento?

slow life

Slow life é um novo tipo de pensamento, uma filosofia de vida que desafia a vida corrida, a cultura do excesso e da velocidade. O que esse movimento prega é que passemos a viver com mais qualidade de vida, adequando o nosso ritmo para que tenhamos bem-estar, crescendo como indivíduos e ajudando no desenvolvimento social e cultural da comunidade.

Ele foi se desenvolvendo como resposta aos inúmeros problemas de saúde e sociais que o ritmo de vida acelerado têm nos causado. Hoje, o número de pessoas severamente estressadas cresceu consideravelmente, temos mais jovens ansiosos para serem os melhores e adultos mais depressivos por não terem alcançado o sucesso antes dos 30.

Mas a verdade é que a nossa vida não precisa ser dessa forma, podemos desacelerar, fazer apenas o que é mais importante e, assim, seguir uma rotina mais compatível com uma vida saudável.

Como o movimento slow life funciona?

slow life

A ideia aqui é usar o tempo de maneira equilibrada e montar propostas para aproveitar os momentos de uma forma mais prazerosa. A palavra de ordem é desacelerar.

Esse movimento começou na Itália com o nome de slow food, e buscava combater o excesso de fast food que tomava conta do mercado de alimentos em 1986. Depois, os conceitos foram aplicados a tudo nas nossas vidas.

O ponto-chave aqui é questionar-se. Pergunte-se qual o propósito de vida para esse ritmo frenético, o que você ganha com isso e se está realmente valendo a pena. Pare para refletir se a vida que você tem hoje é realmente de qualidade.

Como começar a seguir o slow life?

1. Passe mais tempo offline

 

slow life

Ficar conectado 24 horas por dia não é algo saudável. O nosso cérebro não comporta tantas informações e é por isso que nos distraímos tão facilmente quando precisamos realizar algo que exige nossa concentração.

Você não precisa estar disponível o tempo todo. Deixe o celular um pouco de lado e vá fazer outras coisas mais interessantes, como ir ao cinema com a família ou jantar com os amigos.

2. Pratique exercícios

slow life

Tire um tempo para cuidar da sua saúde, afinal, sem ela, não conseguimos fazer muita coisa. Portanto, comece a praticar exercícios!

Entre caminhada, corrida, dança, tênis, yoga e futebol, a modalidade não importa. O essencial é que não haja cobranças e que o momento da atividade física seja algo prazeroso.

3. Faça uma tarefa de cada vez

books

Já está comprovado que o cérebro não consegue se concentrar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Portanto, se você quer que algo saia bem-feito, procure fazer uma coisa de cada vez.

Ao fazer várias tarefas em um espaço curto de tempo, a produtividade e a qualidade do trabalho diminui. Então, a melhor opção é desacelerar e focar em apenas uma atividade por vez.

4. MEDITE

slow life

Está querendo melhor ainda mais o estilo de vida e abraçar o Slow Life? Sugerimos meditação diariamente. Caso não seja adepta, nós temos um roteiro que pode ajudar a começar.

Passo 1
: Comece a reservar minutos do dia somente para você. Pode ser para ouvir uma música que goste, que te relaxe; A idéia aqui é relaxar e não pensar em nada.

Passo 2
: Temos 2 apps de meditação guiada testados e aprovados. O primeiro é o app ZEN, que possui meditações para alguns momentos do dia, além de outras funções como sons relaxantes e até músicas com experiência 3d. É ideal para quem está começando, pois conta com meditações a partir de 4 minutos. App disponível para IOS e Android na versão grátis ou paga.
O outro app é o VIVO MEDITAÇÃO. Ele também é indicado para quem quer começar na arte de meditar. As meditações podem ter 5, 10 ou 15 minutos. Você escolhe a melhor para o seu momento. App disponível para IOS e Android na versão grátis ou paga.

Quer saber mais sobre o movimento slow life e receber todas as novidades sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s